Posto de uma forma muito simplificada, uma chave de encriptação é uma sequência aleatória de bits criada explicitamente para codificar e descodificar dados.


As chaves de encriptação são geradas a partir de algoritmos que garantem que cada chave é imprevisível e única. Quanto maior for a chave gerada, mais segura é, e mais seguro estará o conteúdo com ela codificado.


No contexto da Aplicação Segura 3NCRYPT3D, a chave de encriptação consiste num ficheiro com centenas de caracteres aleatórios gerado no preciso momento em que faz Login pela primeira vez no seu Dispositivo Primário. Este ficheiro fica guardado internamente na sua aplicação e é usado para encriptar/codificar todas as mensagens e ficheiros que criar, de uma forma que impossibilita totalmente o acesso aos mesmos a quem não tiver a Aplicação previamente autorizada para acesso à sua conta.



Esta chave deve ser exportada por si, imediatamente após o primeiro Login, para um local seguro, fora do dispositivo onde a aplicação está instalada. Ela será, também, encriptada durante a sua exportação, impossibilitando a sua utilização a quem quer que pudesse ter acesso a ela mesmo que, por descuido, a deixasse acessível a alguém. Isto não invalida o facto de que deve todas as providencias necessárias para a proteger convenientemente.